Concurso de Fotografia ‚ÄúOLHOS DO PATRIM√ĒNIO‚ÄĚ
Publicada em 14/09/2021
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Apresenta√ß√£o do concurso ‚ÄúOLHOS DO PATRIM√ĒNIO‚ÄĚ

A primeira edi√ß√£o do Concurso de Fotografia de Fama tem como tema ‚ÄúOLHOS DO PATRIM√ĒNIO‚ÄĚ O objetivo √© retratar o tema propostos atrav√©s de perspectivas diferentes e criativas, com possibilidade de participa√ß√£o de toda a comunidade.

 

1. ¬† ¬† ¬† Disposi√ß√Ķes Gerais¬†

 

1.1. O primeiro concurso de fotografia de Fama, promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo de Fama, está aberto para qualquer pessoa acima de 16 anos, residentes em Fama. 

1.2. O tema: ‚ÄúOLHOS DO PATRIM√ĒNIO‚ÄĚ.

1.3. Dentro do tema, o participante poderá abordar: paisagens naturais e urbanas de Fama, onde apareça qualquer local que mostre bens inventariados, ou possíveis locais ou coisas que possam ser inventariados na cidade. 

O que √© Patrim√īnio: o patrim√īnio cultural de um povo √© formado pelo conjunto dos saberes, fazeres, express√Ķes, pr√°ticas e seus produtos, que remetem √† hist√≥ria, √† mem√≥ria e √† identidade desse povo.

1.4. A técnica para criação da obra é livre, podendo ser utilizados recursos complementares de lentes, filtros especiais, ampliação, entre outros. 

1.5. Os critérios de avaliação das fotografias são: critérios estéticos da imagem, a representação do tema proposto e os elementos compositivos e inovadores sobre o tema. 

1.6. Cada inscrito poder√° participar com 01 (uma) fotografia de sua autoria.

1.7. √Č obrigat√≥rio, em caso de imagens nos quais apare√ßam pessoas, a autoriza√ß√£o de uso de imagem da (s) pessoa (s) fotografada (s). A autoriza√ß√£o deve ser enviada por escrito juntamente com a fotografia. As fotografias sem esta autoriza√ß√£o ser√£o exclu√≠das da sele√ß√£o do concurso.

1.8. O candidato dever√° enviar uma declara√ß√£o de direito de uso de imagem de terceiro. O modelo de declara√ß√£o est√° dispon√≠vel na pen√ļltima p√°gina desse edital e dever√° ser enviado para o email: sedescult@fama.mg.gov.br ¬†

1.9. Cada participante s√≥ poder√° ser premiado uma √ļnica vez.¬†

Aten√ß√£o: N√£o ser√£o aceitos pseud√īnimos.

 

2.       Dos objetivos 

 

O I Concurso de Fotografia de Fama, tem por objetivo estimular o sentimento de pertença, amor e orgulho pela cidade, bem como a relação entre o Famense e o seu ambiente por meio da linguagem fotográfica. Além de evidenciar as belezas locais, seus possíveis locais de proteção e as formas de interação da população com esse ambiente. 

 

3. ¬† ¬† ¬† Das participa√ß√Ķes, das inscri√ß√Ķes e dos materiais¬†

 

3.1. A inscrição é gratuita e poderá participar qualquer cidadão residente em Fama, acima de 16 anos na categoria amadora, e na categoria profissional qualquer pessoa residente ou não do município.

 

3.2. O concurso ter√° duas categorias: amadores e profissionais.

3.3. Cada participante deverá indicar na ficha de inscrição a categoria que irá disputar (profissional ou amador).

 

Fotógrafo profissional:

‚Äď Faz da fotografia profissional sua principal atividade;

‚Äď Faz ensaios para suprir a necessidade de seus clientes, independente de quem s√£o, vive completando espa√ßos em sua agenda de trabalho; e

‚Äď Tem compromisso com prazos, fluxos e demandas de trabalhos e de clientes.

Fotógrafo amador:

‚Äď Tem uma atividade de trabalho que n√£o √© a fotografia;

‚Äď Gosta de fotografar nas horas vagas, por prazer, n√£o possui agenda e faz ensaios, para terceiros, mais esporadicamente; e

‚Äď N√£o possui tantos compromissos com datas e prazos.

3.4. Cada participante fica encarregado de efetuar a sua inscrição no seguinte endereço: https://forms.gle/hmWSYLsyJgMTSvbF6 

O participante deve enviar para o e-mail sedescult@fama.mg.gov.br , a foto em alta resolu√ß√£o (preferencialmente 300dpi e no tamanho de 3000x3600), juntamente com o comprovante de endere√ßo emitido nos √ļltimos 90 dias.

 

3.5. O participante do Concurso de Fotografia a partir da inscri√ß√£o autoriza o uso de suas fotos, seu nome e sua imagem, na Internet, Intranet, v√≠deos, folders, fotos, apresenta√ß√Ķes, cartazes, jornais, entre outros meios de comunica√ß√£o, inclusive como forma de propaganda e divulga√ß√£o do evento, sem qualquer √īnus para a Prefeitura Municipal de Fama.

 

3.6. A falta de informação ou veracidade quanto a qualquer informação constante da ficha de inscrição poderá implicar automática exclusão do participante do concurso.

4. Dos materiais

 

4.1. As fotos poderão ser coloridas ou em preto e branco e deverão ser enviadas em formato digital, em formato JPEG na melhor resolução possível.

 

4.2. O participante poder√° utilizar qualquer c√Ęmera fotogr√°fica para realizar seus registros, incluindo c√Ęmeras de aparelhos m√≥veis, como telefones celulares.¬†

 

4.3. As fotografias devem estar sem borda, e no formato paisagem ou retrato. 

 

4.4. √Č expressamente proibida qualquer gravura, marca d‚Äô√°gua ou afins que identifique na fotografia seu autor.¬†

 

4.5. Serão aceitos ajustes de contraste, brilhos, saturação, nitidez, etc. 

 

4.6. Fotos retrabalhadas não serão aceitas. Apagar elementos, mudar a composição original, inserir elementos, trocar o fundo, fundir imagens e outros retoques são expressamente proibidos. 

 

4.7. Efetivada a inscri√ß√£o, n√£o poder√£o ser feitas corre√ß√Ķes ou altera√ß√Ķes nas obras ou em qualquer documento.¬†

 

4.8. A entrega da fotografia e inscri√ß√£o deve ser efetuada AT√Č DIA 23 DE SETEMBRO DE 2021.¬†

 

4.9. Os participantes deverão receber um retorno por email, comprovando a efetivação da inscrição.

 

4.10. Serão aceitos apenas os trabalhos entregues dentro do prazo e das normas de apresentação descritos nesse edital. 

 

5. Da publicação e critérios de julgamento

 

5.1. As fotos serão publicadas no perfil do Instagram @secturfama no dia 24/09/2021, às 18h.

 

5.2. Os julgamentos para cada categoria ser√£o realizados pelos n√ļmeros de curtidas que cada foto tiver at√© √†s 18h do dia 25/09/2021 e por um j√ļri capacitado e nomeado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Fama.

 

5.3. A foto de cada categoria que tiver o maior n√ļmero de curtidas receber√° 01 ponto. Ser√£o realizados prints das fotografias exatamente √†s 18h do dia 23/09/2021.

 

5.4. As fotos participantes ser√£o avaliadas por um j√ļri capacitado e nomeado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Fama, e que ter√° o peso de 03 pontos cada voto.¬†

 

6. Da premiação 

 

6.1. O primeiro colocado da categoria profissional ganhará: 01 Troféu + Premiação em dinheiro (R$ 300,00) + Certificado de participação, e sua foto será utilizada em um cartão postal do Município.

E o primeiro colocado da categoria amador ganhará: 01 Troféu + Premiação em dinheiro (R$ 200,00) + Certificado de participação, e sua foto será utilizada em um cartão postal do Município.

 

6.2. Os segundos lugares de cada categoria terão suas fotos impressas como cartão postal da cidade. 

 

6.3. Todas as fotografias ser√£o divulgadas nas redes sociais da Prefeitura Municipal de Fama, Instagram da Secretaria de Cultura e Turismo, posteriormente.

 

6.4. Ser√£o premiadas as 02 (duas) primeiras fotos de cada categoria que far√° parte de uma s√©rie de cart√Ķes postais a serem impressos pela Secretaria de Cultura e Turismo de Fama. ¬†

 

7. Disposi√ß√Ķes finais¬†

 

7.1. Ao efetuar sua inscri√ß√£o, o participante aceitar√° todas as disposi√ß√Ķes deste regulamento. O n√£o cumprimento de quaisquer de suas regras implicar√° desclassifica√ß√£o das fotografias inscritas e, consequentemente, do respectivo participante.¬†

 

7.2. Serão sumariamente excluídos os participantes que cometerem qualquer tipo de fraude comprovada, ficando, ainda, sujeitos à responsabilização penal e civil. 

 

7.3. Qualquer d√ļvida sobre o concurso ou sobre o presente regulamento deve ser encaminhada ao e-mail: sedescult@fama.mg.gov.br ¬†

 

Fama, 13 de Setembro de 2021. 

 

 

Douglas Prado

Secret√°rio de Cultura e Turismo de Fama

 

ANEXO I ‚Äď AUTORIZA√á√ÉO PARA USO DE IMAGEM

1¬ļ CONCURSO DE FOTOGRAFIA DA CIDADE DE FAMA

 

 

 

Eu,__________________________________________________________________, nacionalidade _______________, estado civil ________________, portador da C√©dula de identidade RG n¬ļ.__________________, inscrito no CPF/MF sob n¬ļ _________________________________, residente √† Av./Rua ___________________________________, n¬ļ. _________, munic√≠pio de ________________________________. AUTORIZO o uso de minha imagem em todo e qualquer material entre imagens de v√≠deo, fotos e documentos, para ser utilizada no 1¬ļ CONCURSO DE FOTOGRAFIA DA CIDADE DE FAMA, e tamb√©m nas pe√ßas de comunica√ß√£o que ser√° veiculada nos canais da Prefeitura Municipal e Secretaria de Cultura e Turismo de Fama. A presente autoriza√ß√£o √© concedida a t√≠tulo gratuito, abrangendo o uso da imagem acima mencionada em todo territ√≥rio nacional, das seguintes formas: (I) home page; (II) m√≠dia eletr√īnica (v√≠deo-tapes, televis√£o, cinema, entre outros).¬†

 

Fica ainda autorizada, de livre e espont√Ęnea vontade, para os mesmos fins, a cess√£o de direitos da veicula√ß√£o das imagens n√£o recebendo para tanto qualquer tipo de remunera√ß√£o.

Por esta ser a expressão da minha vontade declaro que autorizo o uso acima descrito sem que nada haja a ser reclamado a título de direitos conexos à minha imagem ou a qualquer outro, e assino a presente autorização em 02 vias de igual teor e forma.

 

__________________, dia _____ de ______________ de ___________.

 

___________________________________________________

(Assinatura)

Nome:

Telefone p/ contato:

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